dados

total de visitantes







Pesquisar na agenda água

terça-feira, 23 de junho de 2009

água! o provavel motivo de uma 3 guerra mundial...

O mundo caminha numa direção perigosa... A direção da criação de lendas... Todo dia leio aqui na NET que existem mil guerras em andamento, e que este ou aquele país conspira contra um ou outro rival ideológico... Só uma causa está no cerne da discórdia planetária: Energia!... Aliás, devo acrescentar algo pertinente ao segundo milênio, já que quando se fala em energia, só se pensa em petróleo... A fonte de energia do futuro está na água, e por ela mataremos e morreremos num futuro breve, quer achemos absurdo ou não... Arsenais nucleares não servem para nada quando usados, já que a região atingida estará contaminada por décadas... O “Tibet livre” não desce na goela do governo Chinês por esta única e exclusiva razão... Água!... A China está bebendo esgoto reciclado por falta de fontes de água limpa, e é mais fácil criar uma repressão sanguinária que gastar bilhões numa política de recuperação de recursos naturais esgotados... Os verdadeiros “Global Players” usam o poder bélico como forma de pressão política, em um interminável jogo de xadrez que fará ainda milhares de vítimas neste século, travestidas de operações contra terrorismo ou outros “ismos”, mas que mantém em si, um único propósito: O acesso a fontes de água potável.
Como "dono" de um dos maiores mananciais de água doce do planeta, o Brasil tem obrigação de estar atento.
O Aquífero Guarani... Se já conhecem, razão de orgulho nacional, dádiva da natureza, e motivo de vigilância sempre... Se não conhecem, saibam que o manancial subterrâneo é capaz de abastecer toda população do planeta por cerca de cem anos com agua purissíma, que nosso desleixo tupiniquim faz com que milhares de pessoas usem para lavar carros e calçadas.
É conferir para crer!

Aquífero Guarani

Área de abrangência do Aqüífero
   O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, sendo também um

dos maiores em todas as categorias.

    A maior parte (70% ou 840 mil km²) da área ocupada pelo aquífero - cerca de 1,2 milhão de

km² - está no subsolo do centro-sudoeste do Brasil. O restante se distribui entre o nordeste da Argentina (255 mil km²), noroeste do Uruguai (58 500 km²) e sudeste do Paraguai (58 500 km²), nas bacias do rio Paraná e do Chaco-Paraná. A população atual do domínio de ocorrência do aquífero é estimada em quinze milhões de habitantes.

   Nomeado em homenagem à tribo Guarani, possui um volume de aproximadamente 55 mil km³ e profundidade máxima

por volta de 1 800 metros, com uma capacidade de recarregamento de aproximadamente 166 km³ ao ano por precipitação. É dito que esta vasta reserva subterrânea pode fornecer água potável ao mundo por duzentos anos. Devido a uma possível falta de água potável no planeta, que começaria em vinte anos, este recurso natural está rapidamente sendo politizado, tornando-se o controle do Aquífero Guarani cada vez mais controverso.

                                           == Geologia do aquífero ==
    O Aquífero Guarani consiste primariamente de sedimentos arenosos depositados por processos
fluviais e eólicos durante os períodos Triássico e Jurássico

(entre 200 e 130 milhões de anos atrás), sendo mais de 90% de sua área total recoberta com basalto ígneo de baixa permeabilidade, depositado durante o período Cretácio, que age como aquitardo e permite grande contenção de água. Isto diminui em muito a infiltração de água no aquífero e seu subsequente recarregamento, mas também isola o aquífero da zona mais superficial e porosa do solo, evitando a evaporação e evapotranspiração da água nele contida.

     A pesquisa e o monitoramento do aquífero para melhor gerenciá-lo como recurso são considerados

importantes, uma vez que o crescimento da população em seu território é relativamente alta, aumentando riscos relacionados ao consumo e poluição.

Hidrologia Hidrogeologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

bate papo online